"A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal".

Joanna de Ângelis

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bom Novembro a todos!!!





As Leis Morais integram uma das partes de O Livro dos Espíritos e os três aspectos do Espiritismo ficam evidenciados nas Obras Básicas. Na Introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec define o objetivo desta obra, referindo-se aos ensinos morais:
 É, finalmente e acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. Essa parte é a que será objeto exclusivo desta obra.1
 No Prefácio do livro citado destaca-se a afirmação do Espírito de Verdade:
 [...] são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.2
 No momento atual, “em que se efetuará a aferição de todos os valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras de um mundo novo”,3 é imprescindível a reflexão sobre os textos da obra inaugural da Doutrina Espírita acerca do “tipo mais perfeito que Deus já ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo”4 e da expressão “estamos incumbidos de preparar o reino do bem anunciado por Jesus”.5
 A FEB edita obras significativas que estudam os ensinos do Mestre à luz da Doutrina Espírita, merecendo também ênfase as de autoria do Espírito Emmanuel, conhecidas como Coleção Fonte Viva.
O autor espiritual interpreta, com maestria e clareza, versículos do Novo Testamento, à semelhança das informações contidas no diálogo de Alcíone:
 – Lá na Espanha – explicou a jovem delicadamente – líamos apenas um versículo de cada vez e esse mesmo, não raro, fornecia cabedal de exame e iluminação para outras noites de estudo. Chegamos à conclusão de que o Evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem conhecimento e aplicação de todos os detalhes. [...]6
 O assunto é tratado pelo orientador espiritual de Chico Xavier em Caminho, Verdade e Vida, comentando sobre a interpretação dos versículos:
 [...] num colar de pérolas, cada qual tem valor específico e que, no imenso conjunto de ensinamentos da Boa Nova, cada conceito do Cristo ou de seus colaboradores diretos adapta-se a determinada situação do Espírito, nas estradas da vida.[...]7
 No Movimento Espírita organizado, há a preocupação em se fundamentar a divulgação, o estudo e a prática com base nos objetivos definidos pelo Codificador. Algumas Campanhas são extremamente oportunas e cabíveis para a atualidade, como a marcante “Comece pelo Começo”, da USE-SP, e as de divulgação do Espiritismo, com as opções Conheça o Espiritismo e Divulgue o Espiritismo, aprovadas pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, nos anos 1990.Ambas destacam a base fundamental que é a Codificação Espírita. O importante documento de trabalho aprovado pelo CFN da FEB: Orientação ao Centro Espírita, no capítulo Atendimento Espiritual no Centro Espírita, contém um subitem que aborda a Atividade de Explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.9
 A nosso ver, deve-se estimular a implementação de reuniões de leitura, explanação e divulgação de O Evangelho segundo o Espiritismo. Neste contexto, a FEB iniciou a Reunião de Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo10 e, pela TVCEI, a Série “Estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita”. No desenvolvimento do programa, empregam-se obras que contribuem para a melhor compreensão das assertivas do Cristo, como as obras de Emmanuel, acima citadas, com a opção de se empregar o método de estudo minucioso e de aprofundamento que enseje condições de troca de ideias, cotejo de referências bíblicas e pesquisas em livros.11
 O estudo e a difusão do Evangelho à luz do Espiritismo são objetivos que devem ser sempre avivados, principalmente em época de muitas dispersões com eventos e livros que estimulam modismos temáticos e valorização de outras áreas do conhecimento.
Antonio Cesar Perri de Carvalho



Referências:
 1KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Guillon Ribeiro. 4. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2010. p. 24.
2______. ______. p. 21.
3XAVIER, Francisco C. Pelo Espírito Emmanuel.A caminho da luz. 37. ed. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2012. p. 13.
4KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora. Q. 625.
5______. ______. Q. 627.
6XAVIER, Francisco C. Renúncia. Pelo Espírito Emmanuel. 3. ed. esp. 3. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2010. Pt. 2, cap. 3, p. 328.
7______. Caminho, verdade e vida. Pelo Espírito Emmanuel. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2011. p. 14.
8CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL. Disponível em: <http://www.febnet.org.br/blog/topico/geral/o-espiritismo/conheca/>; < h t t p : / / w w w . f e b n e t . o r g . b r / b l o g /topico/geral/o-espiritismo/divulgue/>.
Acesso em: 2/8/2012.
9______. Orientação ao centro espírita.Disponível em: <http://www.febnet.org.br/nba/file/Downlivros/orienta.pdf>. Acessoem: 2/8/2012.
10REUNIÃO DE ESTUDO de O evangelho segundo o espiritismo, FEB. Disponível em: <http://www.febnet.org.br/blog/topico/geral/estudos/obrasbasicas/>. Acesso em:2/8/2012.

11ABREU, Honório O. de. Luz imperecível. 6.ed. Belo Horizonte: UEM, 2009. p. 19-26.