"A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal".

Joanna de Ângelis

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Feliz dia da solidariedade!








O homem recebe, igualmente, o Sol da Providência e a chuva de dádivas, 

as facilidades da cooperação e o campo da oportunidade, a defesa do 

amor e o adubo do sofrimento, o carinho dos mensageiros de Jesus e a 

bênção das experiências diversas; todavia, somos constrangidos a romper 

por nós mesmos os envoltórios inferiores, elevando-nos para a Luz Divina.


As inspirações e os desígnios do Mestre permanecem a volta de nossa 

alma, sugerindo modificações úteis, induzindo-nos à legítima compreensão 

da vida, iluminando- nos através da consciência superior, entretanto, 

está em nós abrir-lhes ou não a porta interna.

Emmanuel

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BOA SEMANA A TODOS!







A Consciência Divina irriga-me com paz.

Os meus equívocos são elucidados, e acalmo-me, considerando as imensas possibilidades de equilíbrio que estão ao meu alcance.

Diante de mim o presente, elaborando o futuro. O passado são as lições aprendidas e as vantagens do conhecimento servindo-me de suporte para o crescimento interior.

Confio e renovo-me, tranqüilizando-me no Bem.



(Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco- livro – Momentos de Saúde, pág. 55 – Editora – LEAL)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

domingo, 20 de janeiro de 2013

Bom início de semana a todos!








Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a DEUS;" Mateus, 5:8


A sua realidade é o resultado de como você relaciona-se com o mundo à sua volta.

O sentido que você dá às relações e vivências, determina sua forma de ver e entender.

Em razão disso, tomará pessoas e fatos sempre sob a ótica de seus sentimentos e sob a lente do conhecimento que você possui.

Se você está na sombra da vida, absorverá o asco vibratório com o qual asfixiará suas emoções e pensamentos.

Se você se adianta na luz, consumirá a essência vitalizada do bem.

Olhe-se com honestidade, assume para si mesmo o que sente, mergulhe em meditação sincera sem recriminação e exagero. Após o que, recolha-se na oração e prossegue o dia após dia, ininterruptamente, perdoando-se e mirando sem receios à sua imagem no espelho da consciência.

Com o coração limpo, perceberá que DEUS age com você.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ORAÇÃO DO DIA






Oração Nossa de Chico 

Pra aprender e refletir cada segundo em nossas vidas.


Senhor ensina-nos a orar,
sem esquecer o trabalho.
A dar, sem olhar a quem.
A servir, sem perguntar até quando...
A sofrer, sem magoar, seja quem for.
A progredir, sem perder a simplicidade.
A semear o bem, sem pensar nos resultados... 
A desculpar, sem condições.
A marchar para frente, sem contar
os obstáculos. A ver sem malícia...
A escutar, sem corromper os assuntos.
A falar, sem ferir.
A compreender o próximo,
sem exigir entendimento...
A respeitar os semelhantes,
sem reclamar consideração.
A dar o melhor de nós,
além da execução do próprio dever,
sem cobrar taxas de reconhecimento...
Senhor, fortalece em nós,a paciência
para com as dificuldades dos outros, assim
como precisamos da paciência dos outros,
para com as nossas próprias dificuldades..
Ajuda-nos para que a ninguém façamos
aquilo que não desejamos para nós...
Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer
que a nossa felicidade mais alta será,
invariavelmente, aquela de cumprir
seus desígnios onde e como queiras,
Chico Xavier

Notícias



7º Congresso Espírita Mundial em Havana/Cuba

De 22 a 24 de março de 2013 acontece em Havana, capital de Cuba, o 7º Congresso Espírita Mundial, com tema central “A educação e a caridade na construção de um mundo de paz”. 
O evento, promovido pelo Conselho Espírita Internacional (CEI), contará com a presença de 34 expositores do Brasil, Colômbia, Bolívia, França, Cuba, Portugal, Bélgica, EUA, México, Espanha, Angola, Argentina, entre outros países , e marcará a comemoração dos 150 anos de lançamento de O Evangelho Segundo o Espiritsmo. 
A programação completa pode ser vista e as inscrições realizadas através do site www.7cem.org
Mais informações através do e-mail 7cem2013@7cem.org, ou na Secretaria Geral do CEI em Brasília, pelos telefones: (61) 3038-8415 e 3038-8417.

EDITORIAL





INTEGRAÇÃO E CONVIVÊNCIA


O Centro Espírita é a base do Movimento Espírita, ambiente onde se estuda, pratica e divulga a Doutrina Espírita. Representa também a porta de acesso para os simpatizantes, desesperançados e/ou carentes de espiritualidade, que buscam o Espiritismo.

Nos momentos em que a mídia em geral destaca os temas doutrinários, é natural que ocorra maior aporte de pessoas interessadas em conhecer-lhe os princípios ou receber apoio e consolo.

Simultaneamente, há necessidade de reforçar e aperfeiçoar os processos que assegurem uma boa acolhida aos neófitos. Daí a razão de o Conselho Federativo Nacional da FEB ter iniciado, neste ano, a difusão do Seminário Integrado: “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”. Para o atendimento dos amplos objetivos do Centro e do Movimento torna-se importante a valorização do espaço de convivência solidária e fraterna que deve caracterizar as instituições.

O natural reconhecimento da diversidade dos encarnados e desencanados no ambiente fraterno dos centros deve ensejar condições para o esforço integrado – das várias áreas de atuação ou dos diversos potenciais das pessoas – para o atendimento do “ser integral” que aporta a este local. Os trabalhadores espíritas devem ser preparados para o trabalho em equipe, de cooperação mútua, a fim de que os ingressantes recebam o apoio cristão, potencializado, sem dúvida, pela compreensão da Doutrina.

A adequada integração de pessoas, projetos, esforços e ações num ambiente solidário e fraterno são os caminhos para a ação espírita que se amplia em nossos dias.

Fonte: Reformador – outubro/2012 – nº2. 203

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


 O Evangelho Segundo o Espiritismo

Ação da prece.
Transmissão do pensamento
A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, fá-lo recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.
O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, quer no caso em que o ser a quem oramos acuda ao nosso apelo, quer no em que apenas lhe chegue o nosso pensamento. Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.
A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.
Essa explicação vai, sobretudo, com vistas aos que não compreendem a utilidade da prece puramente mística. Não tem por fim materializar a prece, mas tornar-lhe inteligíveis os efeitos, mostrando que pode exercer ação direta e efetiva. Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz.
Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe idéias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas. Um homem, por exemplo, vê arruinada a sua saúde, em conseqüência de excessos a que se entregou, e arrasta, até o termo de seus dias, uma vida de sofrimento: terá ele o direito de queixar-se, se não obtiver a cura que deseja? Não, pois que houvera podido encontrar na prece a força de resistir às tentações.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 9 a 11.)

2013...viva o ano novo!!!










Meu amigo, no vasto caminho da Terra, cada criatura procura o alimento espiritual que lhe corresponde à posição evolutiva.
A abelha suga a flor, o abutre reclama despojos, o homem busca emoções. Mas ainda mesmo no terreno das emoções, cada espírito exige tipos especiais.
Há sofredores inveterados que outra coisa não demandam além do sofrimento, pessimistas que se enclausuram em nuvens negras, atendendo a propósito deliberado, durante séculos. Suprem a mente de torturas contínuas e não pretendem construir senão a piedade alheia, sob a qual se comprazem. Temos os ironistas e caçadores de gargalhadas que apenas solicitam motivos para o sarcasmo de que se alimentam.
Observamos os discutidores que devoram páginas respeitáveis, com o único objetivo de recolher contradições para sustentarem polêmicas infindáveis.
Reparamos os temperamentos enfermiços que sorvem tóxicos intelectuais, através de livros menos dignos, com a incompreensível alegria de quem traga envenenado licor.
Nos variados climas do mundo, há quem se nutra de tristeza, de insula- mento, de prazer barato, de revolta, de conflitos, de cálculos, de aflições, de mentiras...
O discípulo de Jesus, porém - aquele homem que já se entediou das sub-stâncias deterioradas da experiência transitória -, pede a luz da sabedoria, a fim de aprender a semear o amor em companhia do Mestre...
Para os companheiros que esperam a vida renovada em Cristo, famintos de claridade eterna, foram escritas as páginas deste livro despretensioso.
Dentro dele, não há palavras de revelação sibilina.
Traduz, simplesmente, um esforço para que nos integremos no Evangelho, celeiro divino do nosso pão de imortalidade.
Não é exortação, nem profecia.
É apenas convite.
Convite ao trabalho santificante, planificado no Código do Amor Divino.
Se a candeia ilumina, queimando o próprio óleo, se a lâmpada resplende, consumindo a energia que a usina lhe fornece, ofereçamos a instrumentalidade de nossa vida aos imperativos da perfeição, para que o ensinamento do Senhor se revele, por nosso intermédio, aclarando a senda de nossos semelhantes.
O Evangelho é o Sol da Imortalidade que o Espiritismo reflete, com sabedoria, para a atualidade do mundo.
Brilhe vossa luz! - proclamou o Mestre.
Procuremos brilhar! - repetimos nós.