"A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal".

Joanna de Ângelis

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

EDITORIAL





INTEGRAÇÃO E CONVIVÊNCIA


O Centro Espírita é a base do Movimento Espírita, ambiente onde se estuda, pratica e divulga a Doutrina Espírita. Representa também a porta de acesso para os simpatizantes, desesperançados e/ou carentes de espiritualidade, que buscam o Espiritismo.

Nos momentos em que a mídia em geral destaca os temas doutrinários, é natural que ocorra maior aporte de pessoas interessadas em conhecer-lhe os princípios ou receber apoio e consolo.

Simultaneamente, há necessidade de reforçar e aperfeiçoar os processos que assegurem uma boa acolhida aos neófitos. Daí a razão de o Conselho Federativo Nacional da FEB ter iniciado, neste ano, a difusão do Seminário Integrado: “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”. Para o atendimento dos amplos objetivos do Centro e do Movimento torna-se importante a valorização do espaço de convivência solidária e fraterna que deve caracterizar as instituições.

O natural reconhecimento da diversidade dos encarnados e desencanados no ambiente fraterno dos centros deve ensejar condições para o esforço integrado – das várias áreas de atuação ou dos diversos potenciais das pessoas – para o atendimento do “ser integral” que aporta a este local. Os trabalhadores espíritas devem ser preparados para o trabalho em equipe, de cooperação mútua, a fim de que os ingressantes recebam o apoio cristão, potencializado, sem dúvida, pela compreensão da Doutrina.

A adequada integração de pessoas, projetos, esforços e ações num ambiente solidário e fraterno são os caminhos para a ação espírita que se amplia em nossos dias.

Fonte: Reformador – outubro/2012 – nº2. 203

Nenhum comentário:

Postar um comentário