"A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal".

Joanna de Ângelis

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29 DE AGOSTO DE 1831 nascia "DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI







29 DE AGOSTO DE 1831, nascia "DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI : "Espírito e Coração Fraterno, Humilde, Amigo, Caridoso e Bom - MÉDICO DOS POBRES - ADMINISTRADOR DA CASA DE ISMAEL"

1 - PALAVRAS DE ISMAEL A BEZERRA DE MENEZES EM REUNIÃO NA ESPIRITUALIDADE MAIOR ANTES DE SUA REENCARNAÇÃO.
Livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, pelo Espírito de Humberto de Campos, Psicografia de Francisco Cândido Xavier - Trechos do capítulo 22 “Bezerra de Menezes” - página 175:
Ia resplandecer a suave luz do Espiritismo, depois de certificado o Senhor da defecção espiritual das igrejas mercenárias, que falavam no globo em seu nome. Todas as falanges do Infinito se preparam para a jornada gloriosa. As abnegadas coortes de Ismael trazem as suas inspirações para as grandes cidades do país do Cruzeiro, conseguindo interessar indiretamente grande número de estudiosos. Prestes a findar o primeiro reinado, Ismael reúne no espaço os seus dedicados companheiros de luta e, organizada a venerável assembléia, o grande mensageiro do Senhor esclarece a todos sobre os seus elevados objetivos. - Irmãos, expôs ele, o século atual, como sabeis, vai ser assinalado pelo advento do Consolador à face da Terra. Concentraremos, agora, os nossos esforços na terra do Evangelho, para que possamos plantar no coração de seus filhos as sementes benditas que, mais tarde, frutificarão no solo abençoado do Cruzeiro. Houve na alocução de Ismael uma breve pausa. Depois, encaminhando-se para um dos dedicados e fiéis discípulos, falou-lhe assim:
“- Desceras às lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do Cruzeiro, dirigindo- as para o alvo sagrado dos nossos esforços. Arregimentarás todos os elementos dispersos, com as dedicações do teu espírito, a fim de que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais, dentro dos elevados propósitos de reforma e regeneração. Não precisamos encarecer aos teus olhos a delicadeza dessa missão; mas, com a plena observância do código de Jesus e com a nossa assistência espiritual, pulverizarás todos os obstáculos, à força de perseverança e de humildade, consolidando os primórdios de nossa obra, que é a de Jesus, no seio da pátria do seu Evangelho. Se a luta vai ser grande, considera que não será menor a compensação do Senhor, que é o caminho, a verdade e a vida”.
Havia em toda a assembléia espiritual um divino silêncio. O discípulo escolhido nada pudera responder, com o coração palpitante de doces e esperançosas emoções, mas as lágrimas de reconhecimento lhe caíam copiosamente dos olhos. Ismael desfraldara a sua bandeira à luz gloriosa do Infinito, salientando-se a sua inscrição divina, que parecia constituir-se de sóis infinitésimos. Daí a algum tempo, no dia 29 de agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Estado do Ceará, nascia Adolfo Bezerra de Menezes, o grande discípulo de Ismael, que vinha cumprir no Brasil uma elevada missão”.
Sua missão foi dar início à unificação da família espírita no Brasil, para que a obra de Ismael pudesse ser livremente cultivada nos séculos futuros; e essa obra prossegue sempre. Podem as inquietações separar, muitas vezes, os trabalhadores humanos no seu terreno de ação; mas onde se ergue a flâmula luminosa “Deus, Cristo e Caridade” permanece Bezerra de Menezes como um de seus mais venerandos diretores espirituais.

2 - O APOSTOLADO DA MEDICINA - Livro: Lindos Casos de Bezerra de Menezes. Ramiro Gama
“Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de escolher hora, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito lhe bate à porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e se achar fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou o tempo, por ficar longe ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro, - esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura. Esse é um desgraçado que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vais-e-vens da vida”.

3 – CARIDADE - Livro: Páginas do Coração. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
“A caridade é a chave da Casa de Deus. De posse dela, poderemos buscar a morada nova, em cuja intimidade as flores da paz e da alegria nos respondem com abençoadas luzes de sempre”.

4 - MOMENTOS APÓS A DESENCARNAÇÃO DE DR BEZERRA – APRESENTAÇÃO ANEXA - Livro: O Semeador de Estrelas - Psicografia de Suely Caldas Schubert.









Nenhum comentário:

Postar um comentário